A célula: a unidade fundamental da vida

Comportamento das células excitáveis

Um programa computacional, utilizado nas aulas de mestrado na área da Biologia, vai exemplificar como é que as células excitáveis respondem quando estimuladas. Algumas geram potenciais de ação e outras não. Porquê? Vem descobrir!

Ensino Secundário/ Profissional

Público em geral / Famílias

Comportamento das células excitáveis

Simulação gráfica

Que a célula é a unidade fundamental da vida é uma das poucas certezas formuladas pelos biólogos, através da Teoria Celular. Sabe-se, no entanto, que os seres vivos são constituídos por, pelo menos, uma célula. A vitalidade e propriedades das células, bem como o seu meio ambiente, são fatores que influenciam as caraterísticas do seu potencial de ação.

Nesta atividade serão simuladas várias condições experimentais e o registo da atividade elétrica de células excitáveis e recreadas experiências laboratoriais essenciais para o que hoje ensinamos e aprendemos sobre o comportamento das células excitáveis. Esta discussão contará com a participação dos estudantes da UA que já tiveram oportunidade de usar a simulação gráfica na unidade curricular, Biologia Molecular e Celular, no corrente ano letivo, para perceber o comportamento destas células.