Afinal para que serve um túnel de vento?

Sabes o que é um túnel de vento, para que serve ou como funciona? Através da simulação do comportamento do ar, esta estrutura permite-nos perceber os efeitos do vento sobre diversos tipos de objetos, disponibilizando informação fundamental para a área da construção, do ambiente e da qualidade do ar. Vem saber mais.

Ensino Secundário/ Profissional

Simulação

Qual o papel do vento nas nossas vidas?

Equipamentos de medição

O vento desempenha um papel cada vez mais preponderante nas nossas vidas, seja como fonte de energia ou como mecanismo de purificação do ar que respiramos. Em muitas aplicações, é fundamental percebermos os efeitos do vento sobre todo o tipo de objetos, recorrendo muito frequentemente a um túnel de vento. Esta atividade contempla uma curta explicação sobre esta estrutura, fazendo referência aos tipos de ensaios que se realizam com ela e a alguns dos equipamentos de medição utilizados, e uma análise do contributo do vento para diferentes aplicações através de alguns ensaios aerodinâmicos. Pretende-se que no final da atividade os participantes compreendam a grande utilidade dos túneis de vento e seu contributo para inúmeras aplicações com que nos deparamos no nosso quotidiano, especialmente na forma como o vento atua na dispersão de poluentes à escala urbana e como diferentes escoamentos e geometrias podem afetar a qualidade do ar.