Avaliar a resistência dos edifícios ao fogo

Com esta atividade os participantes vão aprender como se determina a resistência ao fogo de elementos e produtos de construção, a partir de uma apresentação e de uma visita ao Laboratório de Estruturas e Resistência ao Fogo (LERF). Este laboratório está equipado com um forno vertical com 3,10m x 3,10m de abertura livre, capaz de realizar ensaios de resistência ao fogo de acordo com a regulamentação Europeia em vigor. Para além da investigação experimental no domínio da Resistência ao Fogo, este Laboratório, único no país, serve a Indústria nacional, permitindo determinar a resistência ao fogo de acordo com as funções desempenhadas pelos elementos de construção, nomeadamente, suporte de cargas (critério R), estanquidade a chamas e gases quentes (critério E) ou isolamento térmico (critério I). Um exemplo da necessidade da determinação desta resistência ao fogo são os ensaios a portas corta-fogo.

Forno vertical

Ensaios de portas corta-fogo