CardioScience

As doenças cardiovasculares são condições debilitantes com elevada taxa de mortalidade, tendo, por isso, particular relevância a caracterização dos mecanismos conducentes ou envolvidos na progressão destas patologias. Esta apresentação pretende dar a conhecer as atividades científicas de vários alunos da UA que realizaram ou se encontram a realizar as suas teses na área dos mecanismos fisiopatológicos subjacentes ao desenvolvimento de doença cardiovascular.

Ensino Superior

Testemunhos de alunos

Doença cardiovascular

Técnicas de biologia molecular e histologia

Para além dos testemunhos dos alunos da UA, a atividade contempla uma apresentação multimédia acerca dos estudos laboratoriais que se têm realizado no âmbito da parceria existente entre a UA e a Unidade de Investigação Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (UnIC), numa perspetiva integradora, ou seja, do modelo animal de doença, ao órgão, à célula e à molécula. A apresentação incluirá a abordagem de modelos animais de insuficiência cardíaca e técnicas de avaliação da função cardiovascular ‘in vitro’ e avaliação hemodinâmica ‘in vivo’, com vista a avaliar a resposta miocárdica, vascular e hemodinâmica a vários estímulos mecânicos, hormonais e farmacológicos. Também serão abordadas as principais técnicas de biologia molecular e histologia utilizadas atualmente em investigação cardiovascular.