Como se analisa uma amostra?

Informação ao pormenor sobre tudo o que nos rodeia

No Laboratório Central de Análises podes ver demonstrações de como é possível obter a composição de vários tipos de amostras de um alimento, de um tecido humano, de uma matéria-prima ou de produto, no fundo, de todo o que nos rodeia.

Ensino Secundário/Profissional e Superior

Público em geral/Famílias

Atividade experimental

Laboratório central de análises

Nas atividades diárias temos curiosidade em conhecer os elementos que constituem um qualquer material com o qual convivemos. Cada vez mais é importante saber o que está no que é ingerido, numa bebida, num legume, no peixe, na carne ou na fruta. Também é importante conhecer a composição da urina, do sangue, da saliva e do cabelo para ficar a saber qual o estado de saúde. Assuntos como a qualidade do ar que respiramos, da água que bebemos, a composição do solo onde pretendemos cultivar um determinado produto, são também importantes. As empresas por vezes precisam de caraterizar melhor uma determinada matéria-prima (identificar presença de impurezas) ou um produto com o objetivo de resolverem um problema no processo de produção ou melhorar caraterísticas de um produto. Muita desta informação pode ser obtida na UA, nos muitos laboratórios existentes nos mais diversos departamentos.