Recursos minerais: do interior da Terra até à nossa casa!

Recursos minerais

Vem conhecer o ciclo geoquímico dos recursos minerais, desde a sua génese, passando pela sua exploração e o seu impacte no ambiente, às aplicações no quotidiano em materiais tão simples como uma pasta dentífrica ou em equipamentos de alta tecnologia. Nesta atividade serão utilizados vários modelos ilustrativos, assim como um filme, que visam mostrar o ciclo dos recursos minerais, nomeadamente, minerais metálicos. Num primeiro ponto serão explicados os processos envolvidos na concentração e formação de depósitos minerais, seguindo-se depois uma demonstração de como é feita a prospeção e a exploração desde a superfície até grandes profundidades. Vais ainda conhecer alguns exemplos relacionados com os impactes ambientais associados com as explorações mineiras, assim como de medidas aplicadas na recuperação ambiental das áreas minerais.

Materiais de alta tecnologia

Concentração e formação de depósitos minerais

Recursos minerais