Do interior da Terra até à nossa casa

Recursos minerais

Sabias que a maioria das matérias-primas que usas no dia a dia são recursos minerais? De facto, as geociências não são só partir pedra… São muito mais do que isso, vão desde a prospeção, descoberta e exploração de matérias-primas energéticas, metálicas e não metálicas, à remediação ambiental, ao ordenamento do território e até ao seu contributo na saúde (geomedicina) e nesta atividade vamos explorar descobrir as suas aplicações.

Ensino Secundário/Profissional

Materiais de alta tecnologia

Atividade experimental

Recursos minerais

Nesta atividade vamos dar a conhecer aos participantes o ciclo de geoquímico dos recursos minerais, desde a sua génese, passando pela sua exploração e o seu impacte no ambiente, e às aplicações no quotidiano em materiais tão simples como uma pasta dentífrica até equipamentos de alta tecnologia.

Serão também utilizados vários modelos ilustrativos que visam mostrar o ciclo dos recursos minerais, nomeadamente, minerais metálicos. Primeiro são explicados os processos envolvidos na concentração e formação de depósitos minerais, seguindo-se depois uma demonstração de como é feita a prospeção e a exploração desde a superfície até grandes profundidades, depois são apresentados alguns exemplos relacionados com os impactes ambientais associados com as explorações mineiras, assim como de medidas aplicadas na recuperação ambiental das áreas minerais.

No final, os participantes podem ver as aplicações dos diferentes recursos minerais em diversos materiais do nosso quotidiano ou mesmo em materiais de alta tecnologia.