Efeitos dos incêndios nos organismos terrestres e aquáticos

Os incêndios florestais constituem um problema ambiental com impactos em vários sistemas, tornando-se imperativo percebermos as suas implicações nos organismos terrestres e aquáticos. Através de uma atividade experimental, os participantes vão poder observar os efeitos ecotoxicológicos das cinzas resultantes destes incêndios em organismos aquáticos e terrestres, nomeadamente o comportamento de evitamento desses organismos em meios potencialmente tóxicos.

Ensino Secundário/ Profissional

Ensino Superior

Atividade experimental

Efeitos ecotoxicológicos das cinzas

Estas cinzas apresentam na sua composição vários contaminantes tóxicos, com destaque para metais e compostos policíclicos aromáticos, conhecidos pela sua elevada toxicidade, persistência e bioacumulação.