Energia térmica a partir de biomassa

Avaliação do desempenho de equipamento de combustão

Nesta atividade experimental os participantes podem participar no procedimento de monitorização e otimização das condições de operação de um fogão a pellets na produção de energia térmica em casa. Para o efeito será mostrada a operação de produção de energia térmica para aquecimento doméstico e a metodologia de monitorização das condições de operação como a temperatura e a composição do efluente gasoso.

Ensino Secundário/ Profissional

Ensino Superior

Energia térmica

Conversão energética de biomassa

A depleção de recursos energéticos de origem fóssil e os problemas de índole ambiental relacionados com a sua utilização, associados ao aumento do consumo de energia pela humanidade e ao seu impacto na economia, exigem uma consciencialização no sentido da utilização de recursos energéticos renováveis. Num país como Portugal, com uma economia bastante dependente dos combustíveis, a necessidade de diversificação dos recursos energéticos e o aproveitamento de recursos endógenos e renováveis é de extrema importância.

Neste contexto, a utilização da biomassa florestal para produção de energia térmica coloca-se como uma de entre as várias opções que devem contribuir para o desenvolvimento de cenários energéticos mais sustentáveis. A utilização de biomassa residual para fins energéticos constitui também uma importante força motriz na perspetiva de uma gestão mais eficiente de alguns recursos florestais e agrícolas. De facto, verifica-se que a adoção de soluções energéticas eficientes baseadas na biomassa fomenta o desenvolvimento de sectores industriais e de serviços associados, e um correspondente nível elevado de conhecimento científico e tecnológico, conducentes ao respetivo desenvolvimento económico e competitividade.

Em Portugal, esta opção poderá ainda contribuir para inverter a tendência de abandono para o qual têm sido remetidas a floresta e agricultura, sectores fundamentais para o desenvolvimento económico e social do país, com as consequências que daí advêm para o ambiente, a sociedade e a economia.

Esta atividade resulta de um conjunto de trabalhos de I&DT que têm sido desenvolvidos no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro dedicados à conversão energética de biomassa.