A utilização da matemática no desenvolvimento de simuladores médicos

Simuladores para o treino médico

Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interligados de modo a formar um todo organizado. Exemplos de sistemas fisiológicos são entre outros o cardiovascular, respiratório ou nervoso central. A modelação matemática de um sistema fisiológico resulta numa descrição em termos de equações, que simulam a parte dinâmica e a parte estacionária destes sistemas. A simulação destes sistemas em computadores ou noutros suportes ajuda o estudo e a compreensão das suas propriedades. Permite também o desenvolvimento de simuladores que auxiliam o treino médico, bem como a criação de sistemas inteligentes de monitorização clínica. Através de exemplos, vais poder ver algumas aplicações destes modelos matemáticos na investigação, no ensino e no treino, e na prática clínica. Vais ver ainda o modelo de transporte do oxigénio entre a mãe e o feto através da placenta.

Ensino Secundário / Profissional e Superior

Exemplos de sistemas fisiológicos

Modelação matemática de sistemas fisiológicos

Manequim em tamanho real