Matemática e simuladores médicos

Simuladores para o treino médico

Esta atividade experimental vai, através de exemplos, dar a conhecer aos participantes algumas aplicações de modelos matemáticos na investigação, no ensino e no treino, e na prática clínica. Como exemplo prático, irá ser descrito um modelo de transporte do oxigénio entre a mãe e o feto através da placenta.

Ensino Secundário / Profissional

Ensino Superior

Modelação matemática de sistemas fisiológicos

Manequim em tamanho real

Esta atividade é sobre a modelação matemática de sistemas fisiológicos (ex: o sistema cardiovascular) e a simulação destes sistemas num computador ou num manequim de tamanho real através do desenvolvimento de software e de hardware específico. A combinação destes elementos associada a uma forte componente educativa tem como resultado o desenvolvimento de simuladores que auxiliam o treino médico, permitindo o desenvolvimento de competências de profissionais de saúde num ambiente controlado. Nesta atividade irá ser apresentado exemplos dessas aplicações, nomeadamente no transporte do oxigénio entre a mãe e o feto através da placenta.