Metrologia dimensional – laboratório

A metrologia dimensional dedica-se especificamente à medição de comprimentos, de ângulos e do estado de superfícies. Nesta atividade será explicado o funcionamento de alguns aparelhos de medição e serão efetuadas medições dimensionais e de rugosidade de superfície, em peças mecânicas obtidas por maquinagem.

Metrologia dimensional

Atividade experimental

Laboratório

A metrologia é “a ciência da medição e suas aplicações” (IPQ). Não podemos executar nenhum trabalho de engenharia sem medições, por isso, a metrologia é e continuará a ser, cada vez mais, uma ciência de grande relevo para a engenharia e suporta quase toda a produção industrial. Esta atividade pretende mostrar a importância da metrologia dimensional na produção industrial de componentes e introduzir os estudantes no conhecimento e manuseamento de alguns aparelhos de medição, nomeadamente o paquímetro, o micrómetro e ainda o rugosímetro.