Modos alternativos de expressão genética

No ser humano a expressão genética engloba uma série de passos que vão desde a leitura da informação genética no DNA até à produção de uma proteína.. Nesta palestra serão apresentados dois exemplos de modos alternativos de expressão genética, em leucócitos e em células de cérebro. Serão também discutidas as consequências da expressão alternativa destes genes em doenças do sistema imune e na diferenciação neuronal.

Ensino Superior

Leitura da informação genética no DNA

Genoma humano

Diversidade proteica

Com a sequenciação do genoma humano verificou-se que temos muito menos genes do que o que seria de esperar. Sabe-se agora que cada gene pode  ser “lido” de modos diferentes, dando origem a uma grande diversidade proteica. Dependendo do contexto celular, assim um determinado gene pode ou não dar origem a determinada proteína. No entanto, os mecanismos envolvidos neste processo ainda não são totalmente conhecidos.