Os desafios de quem habita o solo

O impacto da agricultura nas minhocas

A agricultura através do uso de agroquímicos é reconhecida como uma importante fonte de contaminação dos solos e sistemas aquáticos vizinhos. Atualmente, a opção por práticas agrícolas mais sustentáveis, como a produção integrada e a biodinâmica, têm vindo a assumir algum destaque no setor agrícola. Em laboratório vamos utilizar a minhoca como organismo bioindicador da qualidade de solos sujeitos a práticas agrícolas distintas, a agricultura convencional, a produção integrada e a biodinâmica.
Vais assim poder participar na implementação e finalização de um ensaio com a minhoca Eisenia fétida, observando o seu comportamento quando exposta a distintos solos agrícolas.

Ensino Secundário / Profissional

Minhoca Eisenia fétida

Qualidade dos solos

Produção integrada e a biodinâmica