Sabes o que é um dinoflagelado?

Os dinoflagelados são organismos unicelulares especialmente importantes à escala global, quer ao nível da constituição da base da maioria das cadeias tróficas aquáticas quer em termos de impactos ambientais causados por alguns grupos. Vem perceber como e porquê!

Ensino Superior

Apresentação de projetos

Organismos unicelulares

Impactos ambientais

A investigação dos organismos eucarióticos unicelulares reveste-se de dificuldades inerentes à dimensão e fragilidade destes seres. Contudo, a sua importância global é determinante, desde constituírem a base da maioria das cadeias tróficas aquáticas até aos impactos ambientais causados por alguns grupos. Os dinoflagelados são especialmente importantes à escala global em ambas as categorias, representando ainda interessantíssimos exemplos de versatilidade evolutiva. O estudo destes organismos assenta no uso diário de variadas técnicas de microscopia, quer tradicional quer eletrónica. Esta atividade integra uma breve apresentação dos dinoflagelados (diversidade de grupo e sua importância global) e da evolução no grupo (ideias tradicionais e modelos atuais) e uma seleção de caracteres informativos, sinapomorfias e as suas consequências para a classificação atual dos dinoflagelados. Os participantes podem aprender, ainda, sobre versatilidade de modelos de nutrição e suas relações filogenéticos, através de uma exemplificação de dinoflagelados estudados com observação microscópica direta e resultados obtidos nas vertentes de alimentação, ultrastrutura e ciclos de vida (mostra de imagens de microscopia eletrónica e vídeos). Serão apresentados, ainda, projetos correntes e perspetivas e descritas as várias técnicas utilizadas – isolamentos e culturas, observações e captura de imagens de alimentação, reprodução sexuada, etc., preparação de células para microscopia eletrónica (SEM e TEM).