Técnicas para fazer uma boa entrevista

Entrevistar é basicamente fazer perguntas, mas não servem quaisquer perguntas e, para chegar às que contam verdadeiramente, é preciso conhecimento, reflexão, espírito crítico. Vem aprender a fazer entrevistas e habilita-te a seres um cidadão mais crítico e interventivo, capaz de formular aquela questão que faz a diferença.

Oficina

Workshop

Fazer uma boa entrevista

A entrevista é um género textual que goza de grande popularidade atualmente, devido ao seu potencial como forma de chamar a atenção para temas de interesse, obter informação sobre estes e recolher opiniões que contém ajudando a refletir sobre problemáticas relevantes na sociedade do séc. XXI. Fazer entrevistas contribui para desenvolver competências em comunicação oral e escrita e capacidades relacionadas com a pesquisa de informação (técnicas, recursos, formas de tratamento da informação, etc.) e ainda para promover a autonomia e o trabalho em equipa.

Com esta oficina pretendemos proporcionar aos participantes a oportunidade de refletir sobre a natureza e caraterísticas da entrevista e ainda sobre técnicas indispensáveis para a fazer. Vamos refletir conjuntamente e a partir de exemplos de entrevistas reais sobre tudo aquilo que envolve fazer uma entrevista e sobre as suas potencialidades em termos educativos, criando um documento, que será divulgado nas redes sociais (páginas do LEIP e grupo Transversalidades a ele associado). Acima de tudo, pretendemos mostrar como uma boa pergunta pode fazer a diferença num debate e contribuir para fazer de todos nós cidadãos mais críticos e interventivos.