A evolução da vida na Terra

O que nos diz o registo fóssil

Os participantes vão compreender, através da observação de amostras, de contextualização teórica e da visualização de um vídeo, o surgimento e evolução da vida na Terra e como o registo fóssil ajuda nesse processo.

A formação da Terra

Esta atividade gira em torno da formação da Terra, dos primeiros indícios da existência de matéria orgânica e dos primeiros indícios de vida: microfósseis e estromatólitos. A temática da  evolução da vida, com enfoque nos diferentes reinos, em especial nas plantas e animais, até se chegar aos hominídeos, é também motivo de discussão. Esta abordagem é acompanhada pela observação de amostras de fósseis característicos de diferentes eras geológicas. Como complemento, é abordada a temática dos “fósseis vivos”, usando como exemplo fósseis de nautilóides e com o recurso a um vídeo sobre o habitat e reprodução do Nautilus atual.