UA Open Campus

Como é ser estudante da Universidade de Aveiro? Estamos a preparar o evento que te vai permitir descobrir. 22, 23 e 24 de março de 2018

UA Open Minds

A aventura começa aqui!

Com inúmeros projetos/ protótipos/ equipamentos dos vários departamentos/unidades poderás ver o que de melhor se faz na UA. Numa tenda situada junto ao edifício da Reitoria, embarca numa alucinante viagem científica e tecnológica. Vais conversar com os nossos cientistas e ver o resultado do sonho de cada um deles. A entrada na tenda é livre!

É também na tenda que é feito o check-in no UA Open Campus.

O que vais encontrar na tenda?

Área lounge

Palco Open Minds

Mostra tecnológica

Fábrica Ciência Viva

Área de speed-dating

Áreas da tenda

Área Lounge

Ao entrar, à direita, encontras a área lounge onde podes tirar todas a dúvidas sobre os cursos da UA, bem como pedir ajuda para a participação no UA Open Campus

Palco Open Minds

Espaço com programa diário de atividades que inclui palestras, concertos, workshops e muitas outras atividades.

Fábrica da Ciência

A última geração da Lego, desenhar objetos a 3D e muitos módulos interativos,  são algumas das atividades que encontras neste espaço.

Speed Dating

Conversas rápidas com diretores de curso e alunos de cursos de pós-graduação da UA com acesso livre mediante inscrição.

Palco Open Minds

22 de março

Em atualização

11:30 – 12:15

14:00 – 14:45

15:00 – 15:45

UA Open Future
(18h às 21h)

Música ambiente
Atuação da Tuna Universitária

19:00 – 20:00

O mestrado resolve?

23 de março

Em atualização

10:30 – 11:15

11:30 – 12:15

15:00 – 15:45

24 de março

Em atualização

11:30 – 12:15
15:00 – 15:45

Tenda Open Campus (mostra tecnológica)

Alguns dos projetos em demonstração!

Ambiente e Ordenamento

Processos integrantes de uma biorrefinaria para bioprodutos a partir de biomassa e resíduos
Uma biorrefinaria é um conceito tecnológico que integra diferentes processos e tecnologias de conversão de biomassa num variado número de produtos de origem renovável, como combustíveis, eletricidade, materiais orgânicos e químicos de valor acrescentado.
O projeto aqui apresentado consiste na demonstração e divulgação de informação sobre alguns dos processos integrantes de biorrefinarias, como a digestão anaeróbia, combustão, pirólise e gasificação de biomassa, e respetivos produtos.

Eletrónica, Telecomunicações e Informática

SheepIT – Sistema de Monitorização e Condicionamento Animal           

A utilização de animais para remoção de ervas em culturas como pomares e vinhas é um método ancestral, que possui grandes vantagens em termos ambientais em comparação com os métodos mais modernos, baseados e.g. em meios mecânicos e químicos. Todavia, os animais podem causar prejuízos ao alimentar-se de ramos e frutos. Neste projeto está a desenvolver-se um sistema eletrónico capaz de confinar os animais a um dado espaço e a controlar a sua postura, para que estes se alimentem apenas de ervas.

Engenharia Civil

Mind Safety, Safety Matters!    

Mind Safety, Safety Matters! tem como objetivo investigar e desenvolver práticas inovadoras de ensino-aprendizagem para a promoção de competências na área da Segurança e Saúde Ocupacional. “OSH! What a bright ideia” é uma plataforma digital inclusiva para estudantes (14-18 anos) que procura desenvolver as suas competências na área da Segurança e Saúde Ocupacional, traduzindo essa consciencialização em atitudes de prevenção e reduzindo o risco de doenças e acidentes de trabalho.

Engenharia de Materiais e Cerâmica, Química, Plataformas Tecnológicas

Dos resíduos agroalimentares aos bioplásticos – uma estratégia para a redução da pegada ecológica  

A indústria alimentar gera uma grande quantidade de resíduos. A sua valorização contribui para a redução da pegada ecológica. É demonstrado que os desperdícios das ervas aromáticas e dos frutos são uma fonte de compostos para ingredientes alimentares e de cosmética. Os resíduos da batata frita, cascas dos mariscos e borra do café têm potencial na produção de bioplásticos para embalagens biodegradáveis, ativas e inteligentes capazes de indicar o estado de conservação dos alimentos.

Engenharia Mecânica

Plásticos Inteligentes    

Projeto de incorporação de sensores de Bragg na fase de injeção polimérica para medicação de alteração de forma em poliuretanos reforçados com nanotubos de carbono. Este polímero dá origem a um material com memória de forma que pode ser usado para o desenvolvimento de atuadores mecânicos (músculos artificiais). Projeto de colaboração entre o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro) e o Instituto de Telecomunicações – Polo de Aveiro

Fabrico rápido de fixador externo de fraturas para o membro superior

Desenvolvimento de um sistema automatizado de conceção estrutural de fixadores externos para fraturas ósseas a partir de digitalização do membro fraturado a produzir por tecnologias de fabrico rápido em ambiente hospitalar.

Implante ósseo de fixação combinada

Implante ósseo que permite uma fixação/contacto dual com o osso: uma fixação direta implante-osso e uma fixação através de cimento-ósseo alojado nas suas cavidades superficiais do implante. Este conceito assegura a estabilidade inicial do implante, através das cavidades com cimento ósseo, promovendo desta forma a ocorrência da fixação secundária-direta entre o implante e o osso na restante superfície do implante.

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda

Bicicletas World Bike Tour          

Desenvolvido no âmbito do World Bike Tour para o evento “Volta ao mundo em 26 dias” este projeto consiste numa viagem virtual à volta do Mundo. Nesta iniciativa, os 82.000 km percorridos pelos ciclistas correspondiam a uma volta ao mundo com início e fim na cidade de São Paulo, passando por todos os continentes e, entre outras, nas cidades de Aveiro e Águeda.

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Divulgação de ciência das várias áreas desenvolvidas na Fábrica CCV              

Com a Fábrica CCV explorar é natural! Vem aprender de uma forma diferente com módulos interativos, com robôs espetaculares, com realidade virtual entre várias outras coisas.

Física

easyPET préclinico: sistema avançado para imagem médica funcional

“Exposição de um sistema de imagem médica avançado PET (Positron Emission Tomography) utilizando um protótipo desenvolvido na UA. Os visitantes poderão contactar e observar o funcionamento deste sistema, que foi patenteado internacionalmente pela UA. O sistema PET permite a deteção precoce do cancro e respetivo controlo ao longo e após o tratamento. Durante a exibição do protótipo, este estará funcional a adquirir imagens e os visitantes poderão observar as características do seu desempenho.”

Plataformas Tecnológicas

Tecnologia de Alta Pressão (HPP) – Poderemos cozer ovos a frio?

Será que em breve vamos deixar de ter frigoríficos em casa para conservar alimentos, conservando os alimentos sem controlar temperatura e sem refrigeração se assim (quase) sem custos e com uma pegada ambiental muito, muito mais reduzida? Poderemos cozer ovos a frio? Para dar resposta a estas questões, nesta atividade serão explicados os princípios de funcionamento da tecnologia de alta pressão, as vantagens e desvantagens, as aplicações atuais e as aplicações futuras.  O que é o Processamento por Alta Pressão (HPP)? É um método de conservação não térmico, no qual os produtos são submetidos a um alto nível de pressão isostática (300-600MPa / 43.500-87.000 psi) transmitido pela água. O HPP permite inativar bactérias, vírus, leveduras, fungos, presentes nos alimentos, prolongando a vida útil e segurança alimentar, respeitando as propriedades sensoriais e nutricionais dos mesmos.

Química

Aplicações de materiais baseados em nanocelulose na área biomédica

Neste projeto iremos demonstrar o processo biotecnológico da produção de membranas e esferas de nanocelulose (bacteriana) e a sua aplicação na área biomédica, nomeadamente no desenvolvimento de (bio)materiais para libertação de fármacos, regeneração de tecidos (em particular da pele) e de dispositivos electrónicos orgânicos implantáveis (especificamente transdutores multifuncionais para medir/estimular sinais de células neuronais).

Hidrogéis na Biomedicina

Hidrogéis são estruturas poliméricas 3D, altamente hidrofílicas, cuja principal propriedade é a de absorverem grandes quantidades de água. Os hidrogéis são utilizados em diversas aplicações biomédicas por exemplo no fabrico de lentes de contacto, suportes para cultura celular e sistemas de libertação controlada de fármacos. No grupo de Investigação COMPASS, estes materiais são estudados para aplicações em terapias regenerativas e desenvolvimento de modelos de doença.

Materiais Biomométicos: Materiais superhidrofóbicos inspirados na folha de Lótus e super-colas inspiradas nos mexilhões

“A repelência à água que a folha de Lótus apresenta, é causada pela sua superfície nano-rugosa. No grupo de investigação COMPASS, desenvolvemos materiais inspirados nestas superfícies para produzir microchips para produção de micropartículas e análise combinatória expedita de biomateriais.

O mexilhão fixa-se de forma muito robusta em superfícies subaquáticas, através proteínas adesivas. No nosso grupo, sintetizamos materiais inspirados nestas proteínas para produzir colas para aplicações médicas”

Departamento de Ciências Médicas

Investigação em Ciências Biomédicas

Nesta mostra terás oportunidade de conhecer um pouco melhor a oferta formativa do Dpto de Ciências Médicas e alguma da investigação que fazemos em áreas como as Neurociências, Imunologia, Microbiologia Médica, Fertilidade, Envelhecimento, etc.. Poderás conversar com os investigadores e observar lâminas de diferentes células e alguns microorganismos, assim como materiais que usamos rotineiramente no dia-a-dia de um laboratório de investigação em ciências biomédicas.