Biosinais: serão os computadores capazes de nos ler?

O nosso corpo é uma máquina complexa que usa processos físico-químicos para manter tudo sob controlo. Os sinais, produzidos pelo comportamento humano, podem ser usados como input para os computadores “lerem” o que se passa connosco. Nesta atividade vamos explicar como é que os sinais fisiológicos são úteis em diversas áreas e como é que conseguimos lê-los e usá-los em aplicações computacionais. Preparado?

Ensino Secundário/Profissional e Superior

Biosinais

Atividade experimental

Sensores

O nosso corpo está cheio de sinais fisiológicos, cheio de informação. O nosso coração funciona impulsionado por pequenos choques-elétricos despoletados no início de cada contração cardíaca e o cérebro está sempre a emitir sinais elétricos na sua atividade normal, por exemplo. O objetivo desta atividade é adquirir e usar essa informação, permitindo aos participantes interagir com sensores, conseguindo ler os seus próprios sinais vitais e usá-los. Dado o carácter técnico e multidisciplinar, a atividade terá duas partes. No início, é feita uma breve apresentação para introduzir os conceitos básicos que permitirão perceber o que é um biosinal, como usá-lo e para quê. Na segunda parte da atividade utilizamos vários dispositivos/equipamentos para ler os sinais dos próprios participantes e “brincar” com eles em diversos contextos como identificação da pessoa, reconhecimento de emoções, avaliação do ponto de atenção, etc. Os sinais recolhidos são gravados apenas durante a experiência, de forma anonimizada, e de seguida descartados.