Biosinais: serão os computadores capazes de nos ler?

O nosso corpo gera sinais que podem ser quantificados. Por exemplo, o coração funciona impulsionado por pequenos choques elétricos desencadeados no início de cada contração cardíaca e o cérebro está sempre a emitir sinais elétricos. O objetivo desta atividade é demonstrar a utilização dos biosinais em aplicações computacionais, permitindo-te interagir com sensores e comprovar os teus próprios sinais vitais. Dado o carácter técnico e multidisciplinar, a atividade terá duas partes. No início, é feita uma breve apresentação para introduzir os conceitos básicos que permitirão perceber o que é um biosinal, como usá-lo e para quê. Na segunda parte da atividade utilizamos vários dispositivos/equipamentos para ler os sinais dos próprios participantes e “brincar” com eles em diversos contextos como identificação da pessoa, reconhecimento de emoções, avaliação do ponto de atenção, etc. Os sinais recolhidos são gravados apenas durante a experiência, de forma anonimizada, e de seguida descartados.

Biosinais

Atividade experimental