Casas passivas de consumo energético quase zero

A partir de uma palestra e de uma componente experimental em laboratório, vão mostrar-se as medidas que, quer na construção de novos edifício quer na reabilitação dos existentes, contribuem de forma eficaz para se obter edifícios de consumo e de emissões de gases com efeito de estufa quase zero.

Ensino Secundário/Profissional

Casas passivas

Atividade experimental

Consumo energético

Atualmente existe uma enorme preocupação em reduzir as emissões de carbono e evitar o sobreaquecimento da superfície terrestre, que se estima em 2°C até ao fim do século. O caminho enunciado dá continuidade à crescente adoção de energias de fonte renovável, associado a uma forma de construir e reabilitar mais sustentável, promovendo a eficiência energética com elevado índice de conforto térmico. Nesta ação será focada a problemática das alterações climáticas e a adaptabilidade dos edifícios no que diz respeito à independência energética e conforto térmico.