Como os nossos antepassados resolviam problemas matemáticos sem calculadora

Apresentação de métodos antigos para resolução de alguns problemas matemáticos com que ainda hoje nos confrontamos, fazendo uso de técnicas que ultrapassavam a inexistência de calculadora. Os participantes serão convidados a resolver alguns desses problemas como na época eram resolvidos.

Ensino Secundário / Profissional e Ensino Superior

Público em geral / Famílias

Resolução de problemas matemáticos

Desenvolvimento da capacidade de raciocínio

A aprendizagem da matemática é importante porque ajuda a desenvolver a capacidade de raciocínio e, portanto, o pensamento lógico coerente, que é um tipo de pensamento abstrato. É difícil entender a matemática moderna sem o conhecimento da história da matemática. Queremos nesta atividade mostrar métodos antigos de resolução de problemas matemáticos e depois propomos que os participantes resolvam alguns desses problemas como na época eram resolvidos (isto é, sem o uso da calculadora).