Como serão as nossas praias daqui a 100 anos?

Zonas costeiras em permanente evolução

A evolução da linha de costa e o papel da engenharia civil na procura de soluções para reduzir os problemas da erosão das praias. As zonas costeiras estão em permanente evolução, já que a relação entre o mar e as praias é dinâmica. Por vezes, a erosão que se verifica nas praias interfere com a ocupação humana ou com as suas atividades. Por isso, há necessidade de estudos sobre a evolução da linha de costa e sobre intervenções de defesa costeira. A engenharia civil representa neste campo um papel importante, podendo intervir na redução dos problemas de erosão das praias, uma vez que conhece o comportamento dos materiais e o tipo de ações, podendo também intervir ao nível do planeamento das frentes urbanas. Os estudos de engenharia civil nesta temática englobam assim os conhecimentos de hidráulica, geotecnia, planeamento, etc.

Zonas costeiras

Engenharia civil