Como serão as nossas praias daqui a 100 anos?

Zonas costeiras em permanente evolução

A evolução da linha de costa e o papel da engenharia civil na procura de soluções para reduzir os problemas da erosão das praias.

Ensino Secundário/Profissional

Zonas costeiras

Engenharia civil

As zonas costeiras estão em permanente evolução, já que a relação entre o mar e as praias é dinâmica. Por vezes, a erosão que se verifica nas praias interfere com a ocupação humana ou com as suas atividades. Por isso, há necessidade de estudos sobre a evolução da linha de costa e sobre intervenções de defesa costeira. A engenharia civil representa neste campo um papel importante, podendo intervir na redução dos problemas de erosão das praias, uma vez que conhece o comportamento dos materiais e o tipo de ações, podendo também intervir ao nível do planeamento das frentes urbanas. Os estudos de engenharia civil nesta temática englobam assim os conhecimentos de hidráulica, geotecnia, planeamento, etc.