Decisão em Monopólio

Através de um jogo no novo Laboratório de Economia Experimental do DEGEIT (BelemUA), em que assumes a pele de um monopolista, vamos explicar como decorre o processo de tomada de decisão que um monopolista enfrenta. Se escolheres a quantidade e o preço que desejas, como tomas a decisão?

Economia experimental

Estratégias de negociação

Tomada de decisão

Depois de uma breve apresentação do novo Laboratório de Economia Experimental do DEGEIT – BelemUA – partimos para um jogo de laboratório onde vais perceber de que modo um monopolista (o único produtor no mercado) consegue definir e fixar o seu preço. Serás desafiado a colocar-te na pele do único vendedor no mercado de um determinado bem. O mercado irá funcionar durante uma sequência de 20 períodos de negociação. No início de cada período, os terás que decidir quantas unidades do bem é que queres oferecer no mercado e o preço a cobrar por cada uma dessas unidades. Através desta interação vamos entender o funcionamento do mecanismo de mercado de concorrência imperfeita.