Detetar e prevenir doenças

Sistema de imagem médica avançado

Demonstração de um sistema de imagem médica avançado utilizando um protótipo desenvolvido na UA onde os participantes podem interagir com o sistema e melhor compreender o seu funcionamento e as suas potencialidades.

Ensino Secundário/Profissional

Público em geral/Famílias

Sistema PET

O sistema PET (Positron Emission Tomography) é o instrumento de eleição para a deteção precoce do cancro e respetivo controlo ao longo e após o tratamento, constituindo um bom exemplo de aplicação da Engenharia Biomédica. Este sistema de imagem funcional, que tem uma sensibilidade a nível molecular, permite também a avaliação da função cerebral, bem como o estudo e análise de doenças neuro-degenerativas. Hoje os sistemas PET pré-clínicos têm também uma importância fundamental no estudo e desenvolvimento de terapêuticas e fármacos para o combate ao cancro.

Durante esta sessão são abordados: o princípio desta modalidade imagiológica, o transporte dos radio-nuclídeos através da sua ligação a diferentes macro-moléculas, e por fim o princípio de funcionamento do sistema PET com recurso a um pequeno PET didático desenvolvido na UA. Os participantes têm também a oportunidade de observar o funcionamento deste pequeno sistema e melhor compreender os princípios pelo qual se ele rege, assim como obter esclarecimentos sobre o Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica.