Fósseis e muito mais!

As conchas em Geologia

Atividade experimental onde é abordada a utilidade das conchas ou respetivos moldes como ferramenta cronoestratigráfica, ecológica e paleoambiental em sedimentos marinhos recentes e rochas carbonatadas antigas.

Ensino Secundário/Profissional

Fósseis

Geologia

Muitas áreas das Geociências beneficiam da parceria entre a Geologia e a Biologia. Este é o caso das conchas presentes em materiais geológicos, sejam recentes ou antigos. A presença de conchas (ou respetivos moldes) pode informar acerca das condições ecológicas durante o depósito dos sedimentos, ou até indicar a idade de materiais mais antigos. Nesta atividade vamos explorar vários exemplos que ilustrem a utilidade das conchas em Geologia. A atividade terá duas componentes: uma mais descritiva, em que se abordam alguns aspetos relacionados com fósseis, o conceito de tempo em Geologia e registo Geológico; outra mais prática, em que se apresentam vários exemplos de areia recolhida em praias Portuguesas. Pretende-se que os participantes reconheçam diferenças entre as várias amostras, e avaliem a presença de fragmentos de conchas por via da sua dissolução com um ácido fraco e seguro, recuperando o gás produzido com balões. Esta experiência é fácil e segura, podendo ser replicada na sala de aula já que usa materiais disponíveis em estabelecimentos de Ensino ou fáceis de adquirir, como balões e garrafas de vidro.