As conchas em Geologia: fósseis e muito mais

Nesta atividade vamos explorar vários exemplos que ilustrem a utilidade das conchas em Geologia. A atividade terá duas componentes: uma mais descritiva, em que se abordam alguns aspetos relacionados com fósseis, o conceito de tempo em Geologia e registo Geológico; outra mais prática, em que se apresentam vários exemplos de areia recolhida em praias Portuguesas. Pretende-se que os participantes reconheçam diferenças entre as várias amostras, e avaliem a presença de fragmentos de conchas por via da sua dissolução com um ácido fraco e seguro, recuperando o gás produzido com balões. Vem aprender a reconhecer diferenças entre as várias amostras, realizando uma experiência simples e segura.

Fósseis

Tempo em geologia e registo geológico

Experiências