Vivemos num mundo globalizado e temos de nos adaptar a este. Esse processo implica uma formação humanista, que encare o saber de uma forma holística, assente – entre outros elementos – em competências decorrentes do domínio da língua materna e de línguas estrangeiras. Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a natureza e caraterísticas da educação global e o papel que cabe às línguas – maternas e não maternas – neste contexto.
Dominar a comunicação oral e escrita – na sua língua materna e noutras línguas (estrangeiras) – é uma competência essencial, para a adaptação à sociedade do séc. XXI, em constante mutação. Dela depende – em parte – a nossa capacidade de analisar a realidade que nos circunda – de uma forma crítica – e de usar o conhecimento que daí resulta para – de forma criativa – encontrar soluções para os desafios com que nos confrontamos na sociedade atual.
Com este mote, os participantes são desafiados a realizar um quizz focado na problemática da oficina e a debater as respostas dadas, confrontando-as com as opiniões de especialistas internacionais na matéria. Da oficina resultará um documento – relativo às conclusões do debate – que será divulgado nas redes sociais (páginas do LEIP e do LALE e grupo Transversalidades ligado ao LEIP).