Nanotecnologia em ação

A era da física na eletrónica orgânica

O que achas de ter todo o teto da tua sala a emitir luz? E já agora as paredes do quarto? E ainda podes ter uma relaxante luz branca “quente” no quarto para adormecer ou “fria” no local de trabalho para revigorar? E porque não uns cinquenta tons de branco? Mas, queres outra cor? Certo, diz qual. Nós fazemos.  Os OLEDs, díodos orgânicos emissores de luz, a mais impressionante forma de iluminação do estado sólido, pode garantir tudo isto. Estes dispositivos, fabricados com materiais à base de carbono (orgânicos) prometem revolucionar o nosso quotidiano.

Nanotecnologia

Estes materiais não são só aplicáveis aos OLEDs. Com eles, podemos fabricar um esplêndido rolo de plástico que, uma vez estendido é um painel fotovoltaico. E claro que o podemos incorporar na roupa (têxtil fotovoltaico!), mochilas, etc., de forma a termos toda uma panóplia de adereços a produzir energia. Mas ainda podemos ir mais longe. Tudo isto pode ser flexível o suficiente para ser adaptado a todas as situações, com muito alta relação eficiência / custo. Pois, os dispositivos em materiais orgânicos são, comparativamente, baratos e prometem ocupar revolucionariamente as nossa vidas. O impressionante: a parte “ativa” dos dispositivos são filmes com uma espessura mil vezes mais fina que um cabelo humano. Bem-vindos à nanotecnologia “barata” da “eletrónica de plástico”. Num mundo em constante revolução tecnológica, a possibilidade de fazer chegar ao público em geral as aplicações práticas da investigação científica que fazemos é necessariamente um desígnio. Esta atividade, em tom de conversa, pretende dar a conhecer as aplicações tecnológicas esperadas com a investigação na área da física / eletrónica orgânica realizada no Departamento de Física. Com linguagem simples e com suporte visual atrativo, serão apresentadas as maiores conquistas científicas na iluminação do estado sólido e fotovoltaicos para wearables / gadgets na sequência do trabalho atualmente realizado e na perspetiva dos próximos desenvolvimentos num horizonte desenhado pelos conceitos ilimitados da física.