Novos produtos de plástico secundário reforçado com nanopartículas

Sabias que se mantivermos a utilização de plásticos em 2050 os oceanos vão ter mais plásticos do que peixes? Os plásticos, apesar de serem uma matéria-prima passível de reciclagem, são um dos mais significativos resíduos encontrados no meio ambiente. Estima-se que atualmente somente 10% do plástico produzido anualmente é efetivamente reciclado para a produção de novos produtos, sendo que a sua maioria tem como destino o aterro, a dispersão para o meio ambiente ou a incineração. É então proposto o desenvolvimento de produtos de valor acrescentado baseados em polímeros reciclados investigados na Universidade de Aveiro. Nesta conversa vais conhecer exemplos de transformação de resíduo em plástico reciclado com nanopartículas e como um polímero reciclado pode resultar em novos produtos de valor acrescentado.

Materiais em nanoescala

Nanotecnologia