Psicologia popular ou psicologia científica?

Na UA a Psicologia é estudada e ensinada como uma ciência, assumindo que na psicologia científica as teorias não podem estar de acordo com o senso comum. Esta atividade pretende lançar uma reflexão e estimular o debate sobre a elevada utilidade da Psicologia para as pessoas quando se baseia em investigação científica e não em opiniões pessoais ou de grupos de influência.

A importância da Psicologia

A Psicologia interessa a todas as atividades humanas, mas deve ser uma ciência. Não pode ser um conjunto bem organizado de opiniões pessoais ou de grupos de influência, nem um manancial de conhecimentos baseados apenas em autoavaliações dos sujeitos humanos estudados. Deve oferecer teorias sólidas e aplicações eficientes baseadas em investigação experimental efetuada em laboratórios, investigação experimental efetuada em ambiente “natural” (do tipo “apanhados para a TV”, embora desenhados de acordo com os princípios da metodologia de investigação científica), investigação observacional (inquéritos), estudos da eficácia das intervenções psicológicas e desenvolvimento de tecnologias diversas (ex.: robótica). Se a Psicologia seguir estes preceitos, será de grande utilidade na procura de respostas a perguntas tão interessantes como “Será que uma crença pode matar uma pessoa?”, “Um ser humano em apuros é mais facilmente ajudado se estiverem muitas pessoas presentes?”, “Uma criança de 4 anos pode mentir?”, “Os seres humanos decidem racionalmente?” ou “Sabia que os seres humanos se conhecem muito mal a si próprios?”.