Será que o nosso cérebro vê o que os nossos olhos não veem?

Nem tudo o que os nossos olhos veem é importante para nós. Muito do que eles captam é ignorado porque estamos concentrados noutras coisas: um livro que estamos a ler, onde pomos os pés num caminho estreito, na montanha. Mas o que faz o nosso cérebro com tudo o resto? Na realidade, sem darmos por isso, tudo está a ser analisado, verificado, nada lhe escapa. Mas para quê tanto trabalho? Em poucas palavras, sobrevivência. Se um perigo surgir, no nosso campo de visão, temos de conseguir reagir rapidamente. No Departamento de Educação e Psicologia estudamos de que forma o nosso cérebro seleciona o que é importante para nós, e deteta, mesmo sem termos consciência, o que nos pode colocar em perigo. O que será que detetamos mais rapidamente: um pássaro ou uma cobra? Nesta atividade explicamos-te e mostramos-te como mesmo sem dares por isso, o teu cérebro vê mais do que pensas.

Ensino Secundário/ Profissional

Sobrevivência