Um rosto, uma língua, uma cultura

Neste atelier dinamizado pelo Laboratório Aberto para a Aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LALE) pretende-se consciencializar os participantes para a existência de estereótipos acerca de outros povos/ nacionalidades e línguas e proporcionar o contacto com enunciados de diferentes locutores. Visa, ainda, a promoção de competências culturais e conhecimentos acerca do “mundo dos povos” e do “mundo das línguas” e o desenvolvimento de competências metalinguísticas.

Ensino Secundário/Profissional

Laboratório aberto

Competências metalinguísticas

L@LE

A sessão integra uma breve apresentação do L@LE, a exploração do título do atelier “Um rosto, uma língua, uma cultura” e um diálogo com os participantes sobre alguns países/regiões a fim de conhecer as suas representações acerca dos mesmos, do seu povo, da sua cultura, da sua língua. A ação contempla, ainda, a realização de um pequeno jogo que pretende testar o conhecimento que os participantes possuem acerca destes países/regiões e um diálogo introdutório sobre a imagem de abertura do ficheiro audiovisual, na qual se apresenta os rostos de locutores de diferentes proveniências. Serão ouvidos oito locutores oriundos dos países mencionados nas atividades anteriores, acompanhada de preenchimento da ficha de trabalho, com o objetivo de se identificar a língua falada por cada um dos locutores antes de proceder à nova audição do registo e respetiva tradução do Português. Depois de corrigidas as respostas haverá um momento de reflexão sobre as representações/estereótipos dos participantes e sua origem com discussão sobre a impossibilidade de reconhecer a nacionalidade de qualquer sujeito meramente de acordo com aspetos não verbais.