Uso excessivo de recursos geológicos

Consequências no clima

Esta conversa é um alerta para o facto de que os recursos geológicos devem ser vistos como recursos não renováveis  e as consequências que o uso excessivo tem nas alterações climáticas e aquecimento global.

Ensino Secundário / Profissional e Superior

Público em geral / Famílias

Sustentabilidade

A sociedade, em particular nos países mais ricos, utiliza cada vez maior quantidade de recursos geológicos, não tendo a noção de que, à escala do tempo humano, estes recursos não são renováveis, e podem esgotar-se rapidamente, se o atual nível de consumo continuar. Ao mesmo tempo que os recursos geológicos vão sendo gastos, aumenta a quantidade de resíduos produzidos, resíduos esses que têm vindo a contribuir para a poluição generalizada dos solos, águas superficiais e subterrâneas e da atmosfera. Vamos apresentar alguns exemplos de recursos geológicos (água, petróleo e gás), cujo consumo excessivo poderá levar ao seu esgotamento e/ou ao aumento da poluição, com consequências graves em termos dos fenómenos de alterações climáticas e aquecimento global.