Vamos falar de energia e sustentabilidade

Vamos falar  sobre o papel da energia nas economias, de que forma esta pode ser gerida para proporcionar bem-estar económico, social e ambiental e como pode a universidade colaborar nessa adequada gestão.

Ensino Secundário/Profissional

Energia nas economias

Bem-estar económico, social e ambiental

Universidade e sociedade

Em formato de palestra, esta atividade abordará duas temáticas:
A energia: de onde viemos e para onde vamos?
Como pode a academia (e em particular o DEGEIT) contribuir para que a sociedade e a economia sigam os caminhos energéticos “adequados”?

Na primeira parte serão abordados os vários caminhos energéticos que têm sido seguidos no passado e no presente, fazendo-se uma perspetiva daquilo que se espera para o futuro e quais as implicações que esses caminhos tiveram e vão ter em termos económicos, sociais e ambientais. Ainda dentro desta temática, pretende-se fazer uma distinção entre energias primárias e secundárias, evidenciando o papel da energia elétrica, focando, ainda, temas ligados à geração de eletricidade, ao seu consumo na atualidade e no futuro, às energias renováveis, à eletrificação da energia, às Smart grids, aos veículos elétricos, entre outros.

Numa segunda parte os participantes terão oportunidade de perceber como projetos na área da gestão da energia desenvolvidos pela academia e em particular pelo DEGEIT podem ser úteis à sociedade, de que são exemplo os projetos relacionados com a “gestão de redes elétricas em ilhas” ou a “utilização de recursos locais e resíduos para a produção de energia”.